Thursday, April 5, 2007

Gosi Li!


Terminou agora mesmo a tertúlia no Pátio do Palácio da Cultura Ildo Lobo, com o professor de música Djick - Henrique Oliveira. A conversa girou em torno da execução dos diferentes estilos musicais na viola, com demonstrações do professor, animadas por passagens da história da nossa música.

"Há muito tempo, as pessoas só aprendiam música de ouvido, quase ninguém sabia o nome das notas musicais. Então inventavam nomes conforme o posicionamento dos dedos. Por exemplo, à nota Ré chamavam de Fogon", revelou o professor, sob gargalhada geral...

Djick ensinou musica a muitos notáveis da música cabo-verdiana - como Ildo Lobo, por exemplo. E continua a ensinar - bonito foi ver uma menina de oito anos, aluna de Djick, a pedir-lhe a letra da morna "Camponesa formosa".

O evento foi organizado pelo Sofia Ciber Bar Palácio, numa iniciativa de Tera. Em edições anteriores, o Konbersu Sabi já teve como convidados Kaka Barbosa, Princezito e Raiz di Polon.

Fonte: http://lantuna.blogspot.com

2 comments:

NinaSimone said...

Os pensamentos da minha árvore são semente da raiz do meu pai.
Fico contente djinho por vê-lo aqui nesse teu espaço tão bonito. A melhor música é o som dele proprio.

Benvindo Taninho said...

Olà Djinho,
Acabei de descobrir o teu Blog, acho-o bem concebido.Resumindo, simplesmente gostei...! Fiquei ainda mais satisfeito porque fizeste algo de nobre e fino, pois fazes conhecer os nossos artistas (alguns poucos conhecidos), e homenageastes os que jà não estão entre nòs, infelizmente! Falando do nosso "Djick" ele merece mesmo estar em vàrios Blogs... Para além de ser um grande mùsico, também é um grande desportista e professor!
Digo isto porque "Djick" foi meu professor de Judo, e aprendi muita coisa com ele, tanto no desporto como na vertente social, que ainda hoje me serve na Europa...! Enfim admiro esse homem que possui uma calma fora de comum.
Continua Djinho sempre a ilustrar os nossos artistas que não perdes nada com isso. Eu também tenho um Blog, de vez em quando passarei para te furtar algumas coisas boas no teu Blog, para apetrechar o meu.Cumprimentos ao "Djick". Abraços.